Personalidades do Franchising no Hall da Fama

Nesta semana, durante sua convenção anual, a ABF – Associação Brasileira de Franchising, realizou uma premiação inédita, chamada “Hall da Fama”. A ideia da entidade foi a de criar um memorial, no qual empresários que já foram premiados anteriormente como franqueadores do ano ou personalidades e prestaram contribuições importantes para o sistema de franquias brasileiro possam ser lembrados.

A partir de agora, figuram no Hall da Fama do Franchising os seguintes nomes: Robinson Shiba (China in Box), Delfino Golfeto (Água Doce – Sabores do Brasil), Richard Hugh Fisk (Fisk Idiomas), Artur Grynbaum (O Boticário), Luiz Sebastião Rosa (Imaginarium), Ricardo Bomeny (Bob´s), Fernando Perri (Vivenda do Camarão), Altino Cristofoletti Júnior (Casa do Construtor), Humberto Ribeiro (Memora S.A.), Lindolfo Martins (Multicoisas), Caíto Maia (Chilli Beans) e Filipe Sisson (IGui).

Esses profissionais receberam destaque porque ajudam o Franchising a evoluir dentro das melhores práticas e investem em suas redes, de maneira a torná-las melhores para os franqueados e a sociedade. Acompanho de perto, há anos, pelo menos duas delas: China in Box e Água Doce – Sabores do Brasil e posso dizer que ambas se preocupam em realizar um trabalho preventivo de relacionamento de rede, capacitando suas equipes e investindo a cada dia na estrutura da franqueadora para prestar suporte às franquias.

Observo que outras redes mais jovens também seguem o mesmo caminho. Posso citar a Boali, a Authentic Feet e a Mania de Churrasco como marcas que me surpreendem positivamente ao buscar minimizar erros quando investem no bom relacionamento com seus franqueados.

Parabenizo todas as marcas que praticam o Franchising consciente, maduro e honesto. Que muitas outras possam figurar no Hall da Fama e tornar o sistema mais seguro para o investidor e lucrativo para todos.

 Imagem da página do site da ABF, hall da fama   

Imagem da página do site da ABF, hall da fama