Advogando na Mediação

hand-861275_1920.jpg

As pessoas estão com pressa para resolver seus problemas.  Neste sentido, a Mediação é um excelente caminho para encontrar uma boa solução para seus problemas – não me canso de propor esta reflexão.

É importante fazer um esclarecimento importante envolvendo o advogado na Mediação. Neste processo, ele continua defendendo os interesses de seu cliente, mas de uma forma pacífica, colaborativa e assertiva. Ele pode auxiliar expandindo o olhar sobre o problema e ampliando o espectro de opções.

Quando pensamos no “advogado do futuro” ou no “futuro do advogado”, com o advento da inteligência artificial, refletimos sobre a real importância do trabalho deste profissional na solução dos problemas de seus clientes. A energia para resolver dentro de casa é sempre muito maior do que terceirizar a solução do conflito. E nesse aspecto o advogado possui um papel fundamental: traduzir para seu cliente os benefícios que um procedimento de Mediação pode trazer para a retomada do diálogo e transformação da relação. 

Nesse  tipo de procedimento todos ganham em agilidade, eficácia e economia. Somos capazes de resolver nossos problemas sempre de uma forma mais simples e menos custosa. Depende apenas da nossa real intenção em fazê-lo. Quando o cliente e seu advogado vivenciarem essa experiência juntos, entenderão o significado e benefícios que a Mediação pode proporcionar na sua vida e forma de viver. Vale a pena tentar!