2017: como eu vi e vivi o Franchising neste ano

Faltam apenas duas semanas para o ano chegar ao fim. Foi mais um ano apertado, financeiramente falando, para muitas empresas, que não expandiram o quanto gostariam e tiveram que rever suas operações para continuar no mercado. Por outro lado, pude acompanhar, também, muitas coisas interessantes acontecendo no Franchising...

Em termos de marcas, presenciei a franqueadora China in Box chegar aos 25 anos de existência. Para mim, esta foi uma data muito especial, porque esta é uma das marcas mais parceiras do escritório, com a qual atuamos, em consultoria jurídica preventiva, desde o começo da rede. É maravilhoso saber que muitos problemas foram evitados ou resolvidos de forma pacífica. Também completou 25 anos o Grupo Incense, dos queridos Erik e Valéria Cavalheri, que começaram suas histórias como franqueados da rede O Boticário e, atualmente, têm diversos negócios muito bem administrados, uma prova de que o trabalho árduo e honesto pode gerar excelentes resultados. Falando em honestidade e resultados positivos, a Água Doce – Sabores do Brasil, uma franquia premiada e bastante antiga, lançou mais duas marcas, enquanto a Grão Espresso foi considerada a maior rede de cafeterias do Brasil. Orgulho desses clientes especiais!

A Mediação também avançou no Franchising: em 2017, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos assinaram, nos próximos dias, um acordo para criação de uma plataforma digital que facilite a mediação entre instituições financeiras e seus clientes. Também aconteceu, na ABF, a primeira simulação de Mediação entre franqueador e franqueado, com case da franqueadora Mania de Churrasco.

Para finalizar, foi muito importante ver a solidariedade brotar das redes franqueadoras e dos profissionais do Franchising. O Jantar Beneficente do Instituto Sorridents mostrou que é possível levar saúde a locais sem qualquer estrutura e sem depender do apoio governamental, enquanto ações de empoderamento de jovens, como a que realizamos junto à Obra do Berço, levam o empreendedorismo à periferia.

Foi um ano difícil, mas, certamente, um bom ano. Como será 2018?

 

 Jantar beneficente da Sorridents: um excelente evento de 2017

Jantar beneficente da Sorridents: um excelente evento de 2017