Comportamentos positivos que transformam o ambiente de uma rede

É papel do franqueador cuidar de sua rede em vários aspectos para que ela se mantenha saudável, forte, sem conflitos e lucrativa. Sim, não adianta só pensar no produto e no serviço. Só pensar no cliente final. Só pensar em treinamento ou supervisão de campo. A rede é um organismo dinâmico, composto por pessoas, e requer atenção o tempo todo.

Elenquei abaixo algumas dicas práticas para os franqueadores que querem transformar sua rede por meio de comportamentos positivos que trazem mudanças consistentes:

 - Identifique os interesses e necessidades dos franqueados por meio de um diálogo menos árduo, mais ameno e mais construtivo. Isso porque, na maioria das vezes, é muito difícil e complexo captar totalmente os sentimentos e emoções que movimentam as atitudes de seus franqueados. Nada melhor do que reconhecer a dimensão humana oculta e promover uma conversa que traga mais consciência e responsabilidade para chegar à pacificação do conflito;  

- Reveja os processos atuais de relacionamento com os stakeholderes  com o objetivo de promover negociações que garantam o nível de serviço e boa experiência de compra pelo consumidor, buscando  maior eficiência na logística e nos custos de retaguarda, além da rentabilidade desejada por todos;

- Não adote posturas de indiferença em relação aos franqueados. Procure se conectar com a rede liderando seus franqueados pelas ideias e não apenas pela imposição;

- Estabeleça a manutenção preventiva da rede, monitorando desempenho de indicadores e identificando desvios;

- Discuta soluções por meio da criação de grupos de trabalho temporários, com diversidade de expertises para tratar de assuntos específicos;

- Registre detalhes do processo de busca e implementação de soluções para alimentar um banco de dados de boas práticas;

- Compartilhe as melhores soluções com a rede, demonstrando que a união de todos é muito maior que a crise.