Elas estão dominando o Franchising

Hoje, neste Dia Internacional da Mulher, chamo a atenção de todos para um aspecto bem interessante: já notaram como a presença das mulheres é cada vez maior no sistema de franquias?

Não falo só das Franqueadoras e Franqueadas, mas também das prestadoras de serviços, consultoras e colaboradoras de unidades franqueadas. Há tantos negócios em que as mulheres são presença maciça na gestão, nas tarefas diárias e também como público-alvo ... A rede Amor aos Pedaços, por exemplo, ilustra bem o que eu digo: é de duas mulheres, cuja equipe é basicamente feminina e, em suas lojas, praticamente só há atendentes do sexo feminino.

De verdade, acho que as mulheres vêm se destacando no Franchising até mesmo por características inerentes a elas. Têm mais capacidade para ouvir, contemporizar as diferenças entre os grupos – sobretudo entre Franqueados. Conseguem atingir seus objetivos mais pela empatia e emoção do que por arbitrariedade ou imposição. São muito mais colaborativas do que competitivas.

E entrando numa seara que conheço bem, destaco o papel da mulher na solução dos conflitos. Em geral, ela é mais preocupada com a harmonia do ambiente de trabalho e com a manutenção das relações em comparação com os homens. Isso facilita, muito, o trabalho de conciliação e mediação de eventuais problemas. Como Franquia é rede, envolve pessoas e suas expectativas, essas características fazem toda a diferença para evitar rupturas e suas consequências mais dolorosas.

Eu acompanho há muito temo o sistema e me considero uma das mulheres do Franchising ( entre outras atividades a mais, claro!) que hoje reverencio. Tenho muito orgulho em dizer que trabalhei e ainda trabalho pelo seu fortalecimento.  Parabenizo as demais mulheres que, assim como eu, são incansáveis, se desdobram, correm aqui e ali para que tudo funcione da melhor maneira possível. Ainda temos um longo caminho a percorrer  e, com certeza, conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos se jamais deixarmos de ser femininas, amorosas, competentes e fundamentalmente humanas.