Inovação no Franchising

Na próxima semana, participarei de um evento intitulado “Futurismo e o Franchising” (www.eventick.com.br/futurismo-e-o-franchising-expo). Apesar de o tema soar um tanto quanto místico, ele não tem nada de sobrenatural: trata-se de um encontro que abordará inovação e tendências de negócios.

Dentro do tema, venho refletindo sobre como a inovação está cada vez mais presente no sistema de Franchising. Há muitos anos, indústrias têm adotado a formatação das franquias para padronizar seus métodos operacionais e, agora, no movimento contrário, franqueadoras industriais têm surgido para trazer tecnologia ao varejo. Outras marcas estão buscando, junto a incubadoras, desenvolvedoras e apoiadoras de empresas – a exemplo da Endeavor, do Sebrae e da Cietec, dentre tantas outras – a capacitação que precisam para crescer de maneira sólida e estruturada.

Cada vez mais, também observo que treinamentos e capacitações fazem parte do cotidiano de franqueadoras e unidades franqueadas. A excelência no atendimento ao cliente, no controle sanitário das redes de alimentação e no padrão de qualidade dos mais variados segmentos refletem na busca pela inovação em produtos e serviços. E, em termos jurídicos, a importância do bom relacionamento entre franqueador e franqueados, entre ambos com seus fornecedores e parceiros e nos mais distintos elos da cadeia se torna fundamental para manter todo o processo coeso.

Semana que vem, pretendo trazer a vocês alguma novidade deste evento. Quem sabe, ele será o primeiro passo para uma inovação que também pretendo fazer?