Dez atitudes que ajudam a minimizar conflitos entre franqueadores e franqueados

Atenção, franqueador: você pode evitar conflitos com seus franqueados. Sim, é possível! Neste caminho, há algumas premissas básicas: manter sempre um relacionamento colaborativo e saudável e, claro, promover um diálogo construtivo.

Na prática, nem sempre é fácil traduzir tais recomendações em ações. Para ajudá-los, com base em minha experiencia de quase 30 anos no franchising, proponho 10 atitudes para melhorar o seu relacionamento com os franqueados:

1. Identifique a causa da empresa/ trabalho e sua cultura e valores;

2. Valorize processos tanto quanto valoriza os resultados: isso envolve características como criatividade, habilidade e talento;

3. Tenha uma postura empreendedora, fazendo acontecer;

4. Abra janelas de oportunidade para ganhar mais espaço e relevância junto à rede de franquia: seja mais consciente, colaborativo  e proporcione impacto positivo para a sociedade;

5. Aproveite o capital intelectual da sua rede de franquia;

6. Trabalhe em rede, ouvindo seus franqueados, dividindo com eles as frustrações, conquistas e desafios, pensando e inovando junto;

7. Busque o sucesso da marca com os franqueados por meio de conexões, diversão, prazer, trabalho cooperado, objetivando a construção de um mundo melhor;

8. Compartilhe com a rede formas de fazer, de pensar, de viver e de aprender;

9. Relacione-se por ação e não apenas por reação. Seja proativo;

10. Nunca se esqueça de que respeito, confiança, transparência e integridade são itens básicos de qualquer relação. Principalmente na relação de franquia.