Prepare-se: sua vida vai mudar ainda mais

Nos últimos anos, temos assistido a uma intensa transformação social motivada pela evolução tecnológica. Parece que quando estamos nos acostumando com uma novidade, outra surge imediatamente, exigindo de nós mais esforço para entender de que se trata e como inseri-la em nosso dia a dia.

E a evolução tecnológica não afeta só as sociedades, mas especialmente, os mercados. Há quem diga que os carros autônomos estão mais próximos do que imaginamos. Vamos chama-los por telefone quando precisarmos e, ao chegarmos ao destino desejado, os dispensaremos. Pagaremos, apenas, pelo trecho utilizado.  Diminuirão, consequentemente, o número de acidentes de trânsito e, claro, o preço do seguro do automóvel. Isso se ainda for necessário tê-lo.

Empresas anunciam a construção de um dispositivo médico, que funciona pelo celular. Será capaz de analisar 54 biomarcadores que identificarão qualquer doença. Será barato e possibilitará que todas as pessoas tenham acesso a uma análise médica de excelência. Clínicas e hospitais perderão receita.

No campo do Direito, mais inovação: nos Estados Unidos, o IBM Watson - sistema cognitivo que possibilita uma nova parceria entre pessoas e computadores – possibilitou o aconselhamento legal, sobre questões mais básicas, em poucos segundos. A precisão é de 90%. Jovens advogados devem estar com dificuldades de encontrar emprego agora, imaginem no futuro.

Estas são, apenas, pequenas amostras do que está por vir em breve, diga-se de passagem. O que fazer diante deste cenário? De maneira prática, acompanhar e ver o que pode melhorar efetivamente as nossas vidas. Por outro, vale uma reflexão: seremos capazes de criar e manter relações humanas de qualidade, igualmente transformadoras? Ainda falaremos em essência, carisma, talento e outros atributos ‘humanos’? Só o tempo responderá ...