Inovação: a grande ferramenta do Franchising para crescer

post11jan18.jpg

Acompanhei, hoje, a apresentação da pesquisa sobre inovação e números do franchising, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O Franchising sempre surpreende com seus números, diante da Economia, de maneira geral: o sistema cresceu 8% em faturamento, 2% em unidades franqueadas, 1% em número de empregos diretos e reduziu em 6% o número de redes franqueadoras.

O que mais me chamou a atenção, entretanto, foi a capacidade de inovar das franqueadoras. É isso mesmo: a inovação foi a grande ferramenta estratégica para reduzir custos e ganhar eficiência. Com pouco capital para investir, as redes firmaram boas parcerias com consultorias e prestadoras de serviços, apostaram na tecnologia e reduziram custos, para ganhar em eficiência. Essas inovações aconteceram, principalmente, na aquisição de novos equipamentos e tecnologia, sistemas de software e técnicas de gestão.

Quem apostou em ouvir a rede franqueada se deu muito bem: a coleta de ideias se deu basicamente por meio da participação de franqueados, que tiveram uma atuação muito importante. Isso se deu por e-mails ou brainstorming focal. As redes não estão ainda utilizando a TI como parte do processo de inovação, e muito  menos robótica e internet das coisas.

Os resultados da aplicação da inovação nas redes foram a melhoria na qualidade do serviço prestado, diversificação do menu de serviços, abertura de novos mercados e, consequentemente, maior rentabilidade. Em resumo, a inovação foi a grande ferramenta para proporcionar uma redução de  custos.

Sob a minha ótica particular, entendo que a natureza do Franchising é a adaptabilidade e criatividade. Essas duas características, em tempos de crise, proporcionam um grande diferencial, o que fez o sistema obter números mais competitivos que o varejo em geral.

Por isso devemos sempre pensar fora da caixa e fazer com que nossos clientes experimentem novas formas de tratar e resolver os mesmos problemas. Franquia é compartilhamento, união, colaboração, interdependência, pensar junto, construir junto, resolver junto... Mãos à obra, pessoal!