O que você estava fazendo há exatos 40 anos?

Pode ser que, há 40 anos, você nem tivesse nascido. Quem sabe, há 30 anos, você ainda estivesse no jardim de infância. E, há 20 anos, muitos dos que estão lendo este post fossem adolescentes. Pois é, mas, há todo esse tempo, quando não existiam Internet ou celular, já operavam por franquias marcas que, hoje, são reconhecidas pelos consumidores brasileiros. Yázigi, O Boticário, Água Doce – Sabores do Brasil, China in Box, Vivenda do Camarão, Bob´s, CCAA, entre tantas outras, já enfrentaram mudanças de governos e moedas, passaram pelas mais variadas crises financeiras mundiais, inventaram, se reinventaram e são referência no quesito “marcas de sucesso”.

O que faz delas vencedoras? Por que tantas outras ficaram pelo caminho, enquanto elas seguiram? Creio que a capacidade de amadurecer processos e a gestão foram itens fundamentais para que diversas marcas perpetuassem, enquanto outras simplesmente tivessem seu boom e definhassem, na mesma velocidade. Percebo que aquelas que investiram em solidificar o relacionamento com suas redes, de maneira a selecionar melhor seus franqueados, estruturar departamentos e suporte e apostar na inovação se saíram melhor.

Da parte do franqueador, também pude acompanhar que aqueles que não desistiram de liderar,   que assumiram o papel de inovadores, que tiveram a competência de guiar suas redes para o competitivo futuro foram os mais capazes de enfrentar as crises.

Essas marcas merecem todo o reconhecimento do sistema de franchising, por serem capazes de representar as boas práticas, que podem servir de modelo para quem se espelha nelas. E que venham os próximos 40 anos!

 

 Água Doce - Sabores do Brasil: há mais de 25 anos no sistema de franchising

Água Doce - Sabores do Brasil: há mais de 25 anos no sistema de franchising