Você dá a devida atenção às informações que divulga em feiras?

 Visitantes da ABF Expo 2017, imagem do site oficial do evento (www.abfexpo.com.br)

Visitantes da ABF Expo 2017, imagem do site oficial do evento (www.abfexpo.com.br)

A maior feira de franquias do Brasil – e uma das maiores do mundo – é realizada anualmente em São Paulo, em junho. Linda de se ver – muitos dos expositores transformam os pavilhões de exposição em réplicas perfeitas de suas lojas – a ABF Franchising Expo atrai investidores de todo o Brasil, interessados no tão sonhado negócio próprio...

Hoje, porém, quero provocar o franqueador à reflexão: você coloca o mesmo empenho usado em criar um cenário impecável em seu stand na elaboração do material impresso que distribui aos candidatos à franquia?

Nem todas as marcas refletem sobre as informações contidas em material promocional que distribuem e como isso pode se transformar em um instrumento jurídico, numa disputa futura. Mas, é imprescindível que exista coerência, transparência e verdade em tudo o que é divulgado pelas franqueadoras. Dou exemplos práticos: suponhamos que, em sua rede, haja uma unidade franqueada que fature muito acima da média, outra que obteve o retorno do investimento em prazo recorde e, ainda, uma terceira que alcance alta rentabilidade, por um motivo extraordinário. Você, então, coloca estes números irreais à realidade média da rede num folder, como se eles indicassem que o futuro franqueado fosse obtê-los também. Trata-se de propaganda enganosa, de números maquiados – e isso pode se virar contra você, porque agiu de má-fé. Por isso, é totalmente desaconselhável distribuir material com dados numéricos de faturamento, rentabilidade e prazo de retorno, por exemplo, que sejam muito distantes da realidade. E essa é apenas uma dica simples do que NÃO fazer numa feira de negócios.

Nas próximas semanas, falarei bastante sobre a participação de franquias em feiras, já que se aproxima a ABF Franchising Expo e é possível orientar franqueadores e investidores sobre como realizar bons negócios.