Você dá a devida atenção às informações que divulga em feiras?
/
Visitantes da ABF Expo 2017, imagem do site oficial do evento (www.abfexpo.com.br)
A maior feira de franquias do Brasil – e uma das maiores do mundo – é realizada anualmente em São Paulo, em junho. Linda de se ver – muitos dos expositores transformam os pavilhões de exposição em réplicas perfeitas de suas lojas – a ABF Franchising Expo atrai investidores de todo o Brasil, interessados no tão sonhado negócio próprio...
Hoje, porém, quero provocar o franqueador à reflexão: você coloca o mesmo empenho usado em criar um cenário impecável em seu stand na elaboração do material impresso que distribui aos candidatos à franquia?
Nem todas as marcas refletem sobre as informações contidas em material promocional que distribuem e como isso pode se transformar em um instrumento jurídico, numa disputa futura. Mas, é imprescindível que exista coerência, transparência e verdade em tudo o que é divulgado pelas franqueadoras. Dou exemplos práticos: suponhamos que, em sua rede, haja uma unidade franqueada que fature muito acima da média, outra que obteve o retorno do investimento em prazo recorde e, ainda, uma terceira que alcance alta rentabilidade, por um motivo extraordinário. Você, então, coloca estes números irreais à realidade média da rede num folder, como se eles indicassem que o futuro franqueado fosse obtê-los também. Trata-se de propaganda enganosa, de números maquiados – e isso pode se virar contra você, porque agiu de má-fé. Por isso, é totalmente desaconselhável distribuir material com dados numéricos de faturamento, rentabilidade e prazo de retorno, por exemplo, que sejam muito distantes da realidade. E essa é apenas uma dica simples do que NÃO fazer numa feira de negócios.
Nas próximas semanas, falarei bastante sobre a participação de franquias em feiras, já que se aproxima a ABF Franchising Expo e é possível orientar franqueadores e investidores sobre como realizar bons negócios.