Franqueador, atenção: COF não é para ser distribuída na feira

laptop-3196481_1920.jpg

Num evento de negócio como a ABF Franchising Expo – uma das maiores do mundo, que acontecerá em São Paulo no próximo mês - as franqueadoras devem limitar-se a distribuir apenas folhetos e materiais publicitários.

Algumas, porém, distribuem  a COF – a Circular de Oferta de Franquia. No entanto, este procedimento é incorreto, pois se trata de um documento para venda de franquia, e a feira é um momento de exposição e não de venda. Muito mais que isso, ele é um documento legal e formal, necessário para a concretização futura da parceria - e como tal deve ser preservado. Por ser fruto de lei, possui na íntegra as minutas padrão do pré-contrato e do contrato de franquia.

O investidor, por sua vez, não deve assinar nenhum documento no evento, pois este é apenas o momento de um primeiro contato com a franqueadora. Antes de assinar qualquer compromisso com uma determinada rede, é preciso analisar bastante uma série de questões. Franquia, definitivamente, não é uma venda de impulso.

E mais um alerta: não pressione um investidor dizendo que justamente a área de atuação que ele tem interesse está reservada a outro candidato. Franqueadores que forçam investidores a fechar negócios durante a feira parecem desesperados para vender, pega mal. Erros no processo de seleção trazem muita dor de cabeça! O investidor precisa ter muita calma, tranquilidade e segurança para decidir se quer ou não ser um franqueado. Acredite: a cautela faz bem a ele e à franqueadora também!