Quais os planos que a franqueadora que despertou seu interesse tem para o futuro?

binoculars-1209011_1920.jpg

Para o bem do sistema de franchising e para todos os investidores que desejam aplicar o dinheiro de uma vida num negócio, sou insistente: antes de investir numa franquia é preciso fazer uma pesquisa profunda – bem profunda – sobre a rede que se pretende investir.

No post de hoje, abordo um aspecto que pode parecer até sem sentido, num primeiro momento. Quais são os planos da rede franqueadora que despertou seu interesse para os próximos anos?

Se o franqueador responder que deseja ter 120 novas lojas nos próximos cinco anos e ele abriu 30 nos últimos cinco, você já tem um ponto a se preocupar, afinal, em qual milagre ele acredita? Cinco anos somam 60 meses, certo? Para abrir 120 lojas, ele precisa inaugurar duas por mês. Se ele não fez 25% disso no mesmo período anterior, por que conseguiria realizá-lo agora? Que estrutura tem para tanto?

Além disso, se os planos da marca visam apenas à expansão, esse é um franqueador que não pensa na sustentação do negócio, nas franquias já implantadas – e você não terá inovação para tocar seu negócio. A boa franquia é aquela que projeta o futuro concretamente, estruturando-se agora para concorrer adiante.

A força de uma rede não está no seu tamanho. Tudo bem que, quanto maior, mais visibilidade confere à sua marca. Mas é preciso muito mais ... Franqueado quer suporte, bons produtos e serviços para oferecer aos clientes, inovação e, claro, ganhar dinheiro! Ele tem de trabalhar muito, mas o franqueador precisa lhe dar condições para atingir o sucesso.

Não se esqueça de colocar mais esta pergunta em sua lista quando for à ABF Franchising Expo ou mesmo quando visitar a franqueadora ou participar de um processo de seleção. Em se tratando de negócios, não dá para descuidar do futuro!