Transparência e lealdade: condições essenciais do varejo moderno

18jan19.png


 Nesta semana, está acontecendo a NRF, o maior evento anual de varejo, em Nova Iorque. Relatos das palestras e workshops mostram que as empresas estão, a cada dia mais, preocupando-se com a prática da transparência e da lealdade com seus clientes.

O varejo mundial está evoluindo rapidamente. A tecnologia se faz presente em todos os pontos o varejo: veículos autônomos, robôs para armazenagem, lojas sem equipe. Mas, ainda assim, as marcas estão cada vez mais se preocupando em defender uma causa, em ter um objetivo social, em ser leal com o mundo e a sociedade. Outras empresas mostraram os mesmos objetivos, traduzidos nesta NRF pela palavra ‘propósito’. As grandes marcas querem, cada vez mais, conquistar a confiança dos consumidores, trabalhando de maneira transparente – e dá para sentir que isso é real, sem apelo puramente comercial. Elas entenderam que, apenas trabalhando honestamente, entregando o que prometem e devolvendo uma parcela à sociedade, fidelizam seus clientes.


Esses exemplos podem – e devem! – ser seguidos pelo varejo brasileiro. Colocar a transparência e a lealdade em prática não é tão difícil quanto parece ser. Realizar promoções reais – sem preços maquiados – , entregar produtos idênticos aos anunciados, respeitar prazos, fazer um pós-venda melhor do que a venda, entender as necessidades do cliente e tratar as reclamações com respeito e atitude são caminhos que promovem o relacionamento transparente, respeitoso, leal. E atuar em propósitos que ajudem no desenvolvimento social também mostra empatia e envolvimento com o consumidor.

O individualismo está perdendo força para a solidariedade. É possível viver, atualmente, não se afastando da essência e da importância de relacionamentos verdadeiros, de coração, e que agreguem tanto individualmente, a cada um, como pessoas, como corporativamente, como empresas conscientes de seus papéis sociais. Que, no ano que se inicia, mais marcas consigam ter bons propósitos, com transparência, humildade e lealdade.