Mulheres que desenvolvem mulheres: uma necessidade

digitação.png

A Plan International Brasil é uma entidade que desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades. Tem um olhar muito especial para as mulheres – crianças, adolescentes e adultas – a fim de que, com informação, elas possam fazer escolhas que as realizem como pessoas, sem repetir estereótipos, modelos impostos pelo ambiente em que vivem ou pela sociedade.

Neste Dia Internacional da Mulher, este trabalho da Plan me faz lembrar sobre como é importante que mulheres desenvolvam mulheres; façam algo por aquelas que não tiveram as mesmas oportunidades ou condições. Acredito que este também é um papel que temos de exercer, sobretudo se acreditamos ter conquistado o que um dia nos propusemos a conquistar.

Toda mulher que hoje ocupa uma posição privilegiada na sociedade ou no mundo dos negócios certamente tem algo a ensinar ou a compartilhar. Com sua história, ela pode conduzir uma outra mulher a um caminho de independência, sobretudo, emocional. Uma mulher feliz, que se sente bem, realizada, fará com que aqueles que estão na vida dela – familiares, parceiros, amigos, filhos – também possam chegar mais longe. Sabe por quê? Porque as mulheres têm uma força imensurável e indescritível de transformar o que ela realmente deseja. 

Bom seria se não precisasse ter um dia para refletir sobre a importância da mulher. Mas, já que ele existe, que seja, sim, um momento de reflexão sobre o papel feminino na atualidade. Um papel que precisa crescer e se fortalecer para, quem sabe, termos um mundo mais empático, humano e fraterno.