Multifranqueados: como eles podem auxiliar suas redes

370e3eab-001b-4e51-9568-77749a96292d.JPG

 

São considerados multifranqueados aqueles que possuem mais de duas operações de franquias. Há, entretanto, empresários que dirigem verdadeiras redes de unidades franqueadas, de uma ou várias marcas. O fenômeno, comum em todo o mundo, não é recente, mas, parece que o sistema de franchising decidiu, há alguns anos, voltar seus olhos para o potencial desses empresários em auxiliar suas redes nos mais variados aspectos, que fogem da simples ampliação do número de unidades: os multifranqueados são capazes de ingerir na criação de nos produtos e serviços e até na própria gestão, porque reúnem a experiência de liderar equipes diversas, de administrar muitos perfis de lojas e o contato com o consumidor final.

Nesta semana, foi realizada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Multi-Unit Franchising Conference (MUFC). O evento, que reúne conferências e exposição de marcas e fornecedores do setor, é o maior do mundo voltado a multifranqueados. Uma delegação da Associação Brasileira de Franchising – ABF participou do evento, com empresas interessadas em expandir-se internacionalmente – e que buscam multifranqueados americanos interessados em representá-las.

O franqueador que recebe um multifranqueado em sua rede deve entender que esse é um caso bastante especial. Não se trata de um franqueado-operador ou do tradicional ‘barriga no balcão’, que tantas marcas gostam de informar, em seus documentos, que estão procurando. O multifranqueado é um gestor de unidades, um líder de equipes, com visão estratégica, muita experiência e, também, postura crítica, com grau de exigência alto. Portanto, é preciso que o franqueador esteja preparado para recebê-lo, com as benesses que ele pode trazer à rede – e, também, com a estrutura que ele certamente exigirá.