A franquia consiste na transferência de know-how, da marca e do marketing de uma empresa para um empreendedor ou investidor, que fornecerá o mesmo produto ou serviço.
Esse modelo de negócio é uma ótima opção para quem deseja empreender, já que poderá utilizar uma marca que advém de um modelo de sucesso, com processos estabelecidos, e contar com o apoio do franqueador, que orientará e treinará o franqueado e seus colaboradores.
Nesse tipo de relação, o franqueador detém a confiança do franqueado, que escolheu a sua empresa para investir. Em contrapartida, ele tem a responsabilidade de orientar e ajudar o franqueado a alcançar o sucesso esperado.
Por essa razão, o bom relacionamento é essencial para o sucesso da rede de franquias, que depende, entre outras coisas, da cooperação, do respeito, da honestidade e da transparência das partes envolvidas.
Pensando nisso, trouxemos abaixo alguns cuidados que ambos devem ter para desenvolver uma relação saudável e garantir o sucesso das empresas. Boa leitura!
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Cumprir com suas obrigações
Dentro da relação franqueado x franqueador, existe uma série de direitos e deveres. Dessa forma, um dos critérios para que as partes consigam manter uma relação saudável é o cumprimento de suas obrigações.
Entre os direitos e deveres está, por exemplo, o dever da franqueadora de realizar a transferência de know-how para o franqueador. Em contrapartida, este tem o dever de manter a franquia dentro do padrão contratado.
Além desses exemplos, existem outros direitos e obrigações que estarão descritos pontualmente no contrato assinado no momento da adesão à franquia.
Veja mais: TRÊS DEVERES DE TODO FRANQUEADOR
Manter o respeito e a transparência
Para manter uma relação saudável, o franqueado e franqueador devem se pautar pela sinceridade, já que no mercado de franquias as expectativas das partes precisam estar sempre alinhadas.
Desse modo, é importante que o franqueador não faça falsas promessas aos franqueados, aumentando as expectativas deles sobre o negócio. Já o franqueado precisa ser claro a respeito do que está buscando e esperando do investimento.
Além disso, é importante que a transparência e a sinceridade perdurem durante todo o contrato, fazendo jus a uma relação de confiança recíproca.
Compartilhar conhecimento
Conforme já mencionado, a relação das partes é essencial para o sucesso da rede de franquias. Por essa razão, a comunicação e a realização de treinamento e suporte devem ser contínuas.
Lembrando que o suporte é essencial para que o franqueado mantenha o padrão esperado e atinja as metas de crescimento e lucratividade.
Além disso, os canais de comunicação entre as partes devem ser eficientes, proporcionando o apoio necessário ao franqueado durante as rotinas diárias na sua unidade.
Realizar reuniões com frequência
A realização de reuniões periódicas entre as partes é muito eficiente para desenvolver um bom relacionamento, possibilitando o aumento do grau de confiabilidade dos envolvidos.
Nessas reuniões, tanto o franqueado quanto o franqueador conseguem expor expectativas, conflitos e necessidades, podendo chegar a uma solução em conjunto.
Essas reuniões também são importantes para que as partes conversem, criem vínculos e esclareçam as dúvidas que possam surgir.
Assim, quem deseja fazer parte desse modelo de negócio, seja como franqueado ou como franqueador, precisa entender que, para obter o resultado desejado, ou seja, o sucesso da rede, é necessária a confiança recíproca que advém do bom relacionamento.
Lembre-se: para alcançar o sucesso de uma rede de franquias, o trabalho deve ser realizado de forma conjunta!
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