Os conflitos são inerentes aos relacionamentos e estão presentes em todos os locais que demandam interação entre pessoas, e nas empresas e negócios não é diferente. Assim, é comum que, em uma relação duradoura como a de franquias, conflitos venham a ocorrer.
Nesses casos, a prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, recomendamos que ambas as partes tenham conhecimento sobre suas respectivas obrigações e as cumpram de forma correta, evitando ou reduzindo os conflitos.
Para ficar por dentro das principais obrigações de cada uma das partes, confira nosso outro artigo: FRANQUEADO E FRANQUEADOR: PRINCIPAIS DIREITOS E DEVERES DE CADA UM
Entretanto, mesmo com o cumprimento correto das obrigações, é comum que os conflitos continuem a ocorrer. Dessa forma, é essencial que o franqueador saiba como lidar com a situação, gerenciando as crises, resolvendo os conflitos e evitando a ocorrência de novos.
Pensando nisso, trouxemos a seguir:
- Como lidar com os momentos de crise?
- Como evitar conflitos?
Boa leitura!
Como lidar com os momentos de crise?
Para lidar com momentos de crise, é essencial que o franqueador desenvolva uma gestão de conflitos eficiente que possibilite a resolução por meio de técnicas e ideias capazes de reduzir os impactos negativos da situação e chegar à resolução da divergência de forma sensata, justa e eficiente.
Também é recomendado que o franqueador desenvolva a habilidade da comunicação não violenta, prezando sempre um contato amigável com o franqueado e evitando os desgastes emocional e financeiro que uma divergência pode causar nessa relação.
Além disso, é importante que as duas partes do conflito tenham em mente que elas têm um objetivo em comum, que é o sucesso da marca, razão pela qual devem exercer a empatia e ser flexíveis quando necessário.
Lembrando que, além dos conflitos resultantes do relacionamento entre franqueado e franqueador, também poderão ocorrer problemas com fornecedores, equipe, cliente e todos os que estejam envolvidos na franquia. Por essa razão, é essencial que o franqueador preze pelo diálogo.
Atualmente, em casos de divergências mais complexas, as partes podem optar pela realização de uma mediação de conflitos. É um procedimento não-adversarial de resolução que visa evitar que a demanda chegue ao Judiciário, possibilitando que as próprias partes resolvam as questões com o auxílio de um terceiro especializado, o mediador.
O mediador, também chamado de facilitador, será responsável por facilitar o diálogo entre os envolvidos, para que todos tenham a chance de apresentar seus pontos de vista e alcançar um acordo para a solução do embate.
Leia mais sobre a mediação para franchising em nosso artigo: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: DESCUBRA QUANDO É RECOMENDADA
Como evitar conflitos?
O primeiro ponto para evitar crises está na seleção de candidatos. Assim, no momento da escolha dos franqueados, o franqueador deve prezar aqueles que tenham o perfil próximo ao da marca, ou seja, os mesmos valores e cultura da empresa.
Ademais, conforme já mencionado, outro ponto importante é que as partes conheçam as suas obrigações e as cumpram da forma correta para garantir o bom andamento da franquia.
Importante mencionar que a comunicação, além de ser uma ótima ferramenta para solucionar conflitos, também é essencial para evitá-los. Quando as partes estabelecem uma comunicação eficiente, a ocorrência de conflitos é reduzida.
Lembrando que, para manter a boa reputação da franquia e atrair mais franqueados, é necessário que o franqueador tenha uma boa estabilidade emocional e, dentre outras qualidades, mantenha sempre a cooperação, o respeito, a honestidade e a transparência com as partes envolvidas na franquia.
Por fim, ter o auxílio de um advogado especializado em franchising é essencial. Isso porque o auxílio de uma equipe qualificada em gestão de conflitos reduz o desgaste emocional dos envolvidos e garante que os instrumentos contratuais ofereçam a segurança jurídica necessária para evitar e resolver conflitos.
Não deixe de conferir nosso artigo que explica sobre a importância do bom relacionamento entre o franqueador e o franqueado: FRANQUEADOR: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM O FRANQUEADO.
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