Franquias lucrativas 2023

Quando um empreendedor começa a buscar por possíveis franquias para investir, muitas dúvidas surgem ao longo do processo. Uma das principais diz respeito às franquias mais lucrativas. Quais são elas? A lucratividade de uma franquia depende de uma série de fatores, como a estruturação da franqueadora, sua formatação de negócio e jurídica, a análise de viabilidade do negócio e os investimentos que a marca faz em inovação e processos ao longo de sua história. Para entender quais são as franquias mais lucrativas para investir em 2023, leia este texto até o final!

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Franquias podem ser lucrativas em todos os setores

Não importa o setor que você escolher investir: há oportunidades de ganhos em serviços, alimentação, turismo, vestuário, serviços automotivos, educação, saúde, enfim, as franqueadoras estão espalhadas pelos mais diversos setores e não é a área que determina se um franqueado terá sucesso ou não.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a franqueadora deve testar o negócio que oferece, de maneira a saber que ele é multiplicável. Apenas depois que ela tem certeza – comprovada por números e situações reais – que aquela operação é capaz de se sustentar, de forma lucrativa, em outras praças, com diversos públicos, de forma real, é que sua análise de viabilidade está completa. A partir daí, é feito um plano de negócios, seguido da formatação do negócio e da formatação jurídica.

Com todos esses processos finalizados e o perfil do franqueado bem desenhado, inicia-se a expansão, que pode incluir unidades próprias e franqueadas.

Números do franchising

O setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre de 2022 comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período. Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.

O crescimento do faturamento das empresas reaqueceu a expansão e o otimismo das franqueadoras e dos investidores, que têm no sistema de franchising inúmeras vantagens por fazerem parte de uma rede.

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O que torna uma franquia lucrativa

Como dissemos anteriormente, para uma franquia ser lucrativa, depende de muitos fatores. É preciso, para começar, que o franqueador tenha testado o negócio em diferentes situações, para entender o comportamento do consumidor, os mercados distintos e a oferta de produtos e serviços em épocas variadas. Apenas com a operação rodando é que ele poderá aperfeiçoar os detalhes do negócio antes de multiplicá-lo.

Depois, é fundamental ter profissionais na franqueadora que possam avaliar corretamente o perfil do franqueado que se juntará à rede, bem como aqueles que farão a implantação da unidade franqueada e os que prestarão suporte ao franqueado.

Equipes de Expansão, Implantação, Suporte, Gestão, Marketing, Financeira e Jurídica são importantes para que a franqueadora possa cobrir várias áreas de sua operação, atuando estrategicamente.

E na hora de escolher uma franquia, como saber se ela é lucrativa?

Quem procura uma franquia precisará avaliar toda essa estrutura da franqueadora. Mesmo as marcas iniciantes, com poucas unidades franqueadas, precisam ter alguns profissionais trabalhando para dar suporte aos franqueados. É claro que a estrutura da franqueadora deve crescer conforme o número de unidades franqueadas e nenhuma marca que está começando tem inúmeros colaboradores, em todas as áreas, mas é imprescindível que o franqueado se sinta amparado, nos mais variados departamentos, para que sua franquia se desenvolva plenamente.

LEIA TAMBÉM: Valuation: como avaliar uma franquia de repasse.

Por exemplo, uma franqueadora que não tem qualquer investimento em Marketing, nem um profissional capacitado nessa área em sua equipe, dificilmente terá condições de criar campanhas, atuar nas redes sociais e prestar suporte ao franqueado, que geralmente é responsável pelo Marketing local, mas que precisa do apoio e das orientações da franqueadora.

Como outro exemplo, podemos citar franqueadoras que não investem em tecnologia: aquelas que não têm essa área como destaque em suas metas de investimento podem ficar para trás, já que a maioria das operações dependem de softwares e programas próprios, que facilitam a gestão das unidades franqueadas.

Portanto, na hora de escolher uma franquia, é preciso que o franqueado atente-se aos números apresentados em balancetes e planilhas, à opinião de franqueados atuais e ex-franqueados e, também, à estrutura que a franqueadora tem e suas metas para os próximos anos. Uma franqueadora que não tem planos concretos, que não sabe para onde seguir, provavelmente não sobreviverá à concorrência.

Outros itens a ser analisados

Para que uma franquia seja lucrativa, é importante, também, avaliar diversos itens que compõem o negócio. Aqui, listamos alguns deles, para exemplificar a complexidade da avaliação do que pode tornar um negócio lucrativo ou não:

O payback – retorno do investimento

As franquias mais lucrativas são aquelas que cumprem o retorno do investimento (payback) no tempo previsto pela franqueadora. Alguns negócios têm um desempenho tão positivo que seu faturamento supera as expectativas, tendo o retorno antes do previsto.

Obviamente, o prazo para que o franqueado receba esse retorno não pode ser maior do que o prazo do contrato.

Estudo de mercado

Levando em consideração que o franqueador foi quem deu início à marca, vendeu os produtos ou serviços em suas unidades próprias, conheceu os gostos do público e aprendeu como funciona a operação, ele é quem pode entender melhor cada detalhe do funcionamento das unidades. Para isso, além de ter operado o negócio, ele precisa prever a replicação do conceito em situações diversificadas, já que a franquia será multiplicada em cidades e regiões diferentes. Uma franqueadora jamais pode oferecer a bandeira em uma localidade em que não tenha a mínima ideia da aceitação dela.

LEIA TAMBÉM: Como deve ser o suporte ao franqueado.

Ponto comercial

Tendo como base as unidades que já estão funcionando, é possível traçar uma prévia de como serão os consumidores da nova loja. Sendo assim, o ponto onde a nova unidade funcionará precisa estar de acordo com esse perfil do público, buscando um número alto de clientes.

E, além do local, o ponto deve ser pensado com uma reforma que não exceda o que foi previsto no investimento inicial.

Perfil do franqueado

Muitos possíveis franqueados pensam que o mais importante na hora de fechar negócio com uma marca é entender do segmento em que ele irá trabalhar. Mas essa não é a característica principal quando se fala em franchising. Pensando em um modelo no qual o investidor precisará seguir regras, um fator muito importante é que ele seja disciplinado. Isso fará com que ele siga as recomendações da franqueadora para que a lucratividade aconteça o mais rápido possível, dentro dos parâmetros previstos.

Também é fundamental que o franqueado esteja disposto a acompanhar a operação de perto, principalmente nos primeiros meses de funcionamento, além de ser dedicado para que o trabalho dê certo.

Treinamento e suporte

Para aqueles que não têm experiência de mercado e estão empreendendo pela primeira vez, os treinamentos serão fundamentais para um bom andamento da unidade e para que o franqueado possa entrar de vez no mundo dos negócios. Mas os treinamentos também são necessários para aqueles que já tem certa experiência, para que eles possam estar pode dentro das diretrizes da marca e buscar por maior lucratividade.

Já o suporte ajudará a evitar que problemas se tornem maiores e possam levar a unidade próxima à falência. Então, estar sempre atento às demandas dos franqueados é um dever da franqueadora.

Inovação

Buscando a lucratividade de todas as unidades da rede, os franqueados devem estar por dentro do mercado. Buscar inovação de sistemas, de métodos de atendimento aos clientes e de produtos são meios de estar a frente de outras marcas do mesmo segmento, atraindo um maior número de consumidores para as lojas da marca.

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