NOVOA PRADO multifranqueado

Investir em uma franquia simboliza segurança para muitos empreendedores.

Trata-se de um negócio testado e padronizado, que pode ser replicado em
diversas partes do país e, por ter investimentos constantes em tecnologia e
inovação, mantém-se atualizado. Não é à toa, portanto, que muitos
franqueados não demoram para abrir mais de uma unidade franqueada,
tornando-se multifranqueados. Você sabe quais são as vantagens de se tornar
um multifranqueado? Leia esse texto até o final e entenda essa dinâmica.

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O que é ser multifranqueado

O multifranqueado é aquele franqueado que tem mais de uma unidade de uma
mesma marca ou que opera franquias de marcas diferentes, também chamado de
franqueado multimarcas.

Para abrir uma segunda unidade – ou até mesmo um número maior de lojas – o
empresário deve ter adquirido experiência na primeira loja em que investiu.
Além de já conhecer como é ser um franqueado, ele deve se basear no quanto
aquele empreendimento foi lucrativo e, ao mesmo tempo, se a marca escolhida
realmente cumpriu com o que prometeu e foi uma boa franqueadora.

Os benefícios de ser um multifranqueado

Ter multifranqueados é benéfico para as franqueadoras, mas também traz
muitas vantagens para quem está investindo. Veja quais são esses benefícios:

– Maior lucro

Seguindo as orientações da franqueadora e gerindo bem as unidades, o
franqueado terá mais clientes – principalmente quando fidelizados – e mais
de uma loja para vender os produtos. Com isso, pode aumentar o faturamento
e, consequentemente, o lucro.

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– Concorrência

Dependendo de alguns critérios – como o número de habitantes, por exemplo –
algumas cidades comportam apenas uma unidade da franquia. Entretanto,
cidades próximas podem ser um novo terreno a ser explorado. Sendo
multifranqueado, o empreendedor pode “dominar” uma certa região e acaba
sendo seu próprio “concorrente” dentro daquela marca. Então, o que ele
precisa para ser um sucesso de vendas é fazer um trabalho bem feito.

– Descontos em taxas de franquias

Para os franqueadores, ter multifranqueados em sua rede também é uma
vantagem. Por isso, as franquias acabam promovendo ações para atrair
empresários que invistam em duas ou mais unidades. Com isso, as taxas de
franquia podem ter uma redução de valor, contribuindo para o início da nova
loja e também para um faturamento maior do franqueado.

Mas é importante lembrar que isso também depende de um bom desenvolvimento
da primeira loja, já que as marcas darão prioridade para quem já está
gerindo uma unidade que tem bons resultados.

– Melhor desempenho

Com a experiência adquirida na primeira loja, é possível aprender com os
erros para que eles não sejam repetidos na nova unidade. O franqueado já
sabe, por exemplo, como gerenciar o estoque para que não faltem produto e
para que outros não fiquem “encalhados”. Também é possível negociar e
conseguir melhores preços com fornecedores e ter mais expertise na hora de
contratar funcionários.

Como se tornar um multifranqueado

O bom gerenciamento na primeira unidade, além de um retorno positivo, faz
com que franqueador e franqueado logo pensem em uma nova loja. Por isso,
gerir de maneira eficiente não é importante apenas para se ter lucro em
determinada unidade, mas serve também para mostrar que o empreendedor está
pronto para um próximo passo.

Depois disso, planejar essa nova operação junto à franqueadora é fundamental
para que tudo aconteça no tempo certo e de maneira que não prejudique a
primeira loja. Depois, é necessário avaliar o investimento necessário, o
local da possível instalação e todos os outros detalhes para essa expansão.

Benefícios para a franqueadora

A franqueadora também tem muitos benefícios ao contar com multifranqueados
em sua rede. O principal deles, sem dúvida, é a gestão de pessoas. Imagine
poder contar com uma rede de 200 unidades franqueadas, por exemplo, sendo
geridas por apenas 20 franqueados, cada um deles com dez franquias. É muito
mais fácil negociar com 20 empreendedores do que seria com 200, se cada um
tivesse uma unidade franqueada, não é mesmo?

Da mesma forma, quando os franqueados têm mais unidades franqueadas, eles
aumentam sua lucratividade – e empresários que ganham melhor naturalmente
sentem-se mais satisfeitos com a marca.

Juridicamente, como fica a questão do multifranqueado?

A lei de franquias (13.966/19) não faz nenhuma referência ao número de
unidades franqueadas mínimas ou máximas que uma franqueadora pode conceder a
um único franqueado – e nem determina a quantas redes o franqueado pode
pertencer. Então, cabe ao franqueador aceitar o empreendedor em seu processo
de seleção e conceder a ele as franquias que achar convenientes.

A cada franquia concedida, é necessário que se ofereça ao franqueado a
Circular de Oferta de Franquia (COF) conforme o que é disposto em lei e que
seja assinado o Contrato de Franquia, para que se garantam os direitos das
partes.

Mesmo que o franqueado já faça parte da rede, é indispensável que os
documentos estejam em dia, já que isso faz parte da segurança jurídica da
rede e garante, também, seu posicionamento diante de uma possível avaliação
para fusão ou aquisição.

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