Enquanto um possível investidor ainda avalia a possibilidade de ter uma franquia ou de abrir um negócio independente, as franqueadoras podem tentar convencê-lo de que investir em uma marca já pronta pode ser a melhor opção. E, levando em consideração as vantagens de se ter uma franquia, o convencimento pode até ser uma tarefa fácil. Mas é importante saber destacar esses pontos e, depois, realmente fornecer um bom suporte aos franqueados. Neste texto, você conhecerá dez vantagens das franquias em relação aos negócios independentes.

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Estudos indicam que empreendedores costumam sentir-se solitários. Para se ter ideia, conforme relatou pesquisa realizada pela Cambridge Satchel Company, no Reino Unido, o isolamento foi citado como um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários: cerca de um terço dos pesquisados disse que a solidão é ‘um problema’ ou ‘um grande problema’.

Esse estudo não é isolado: no mundo inteiro, pesquisas semelhantes são realizadas, com resultados semelhantes, e empreender numa rede de franquias pode ajudar o investidor a ter o suporte necessário para livrar-se dessa solidão, afinal, contar com uma rede na qual possa se apoiar, bem como transferência de know-how, marca, suporte e um negócio já testado é uma forma importante de potencializar resultados.

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Conheça detalhes das vantagens de se optar por uma franquia:

Menor índice de mortalidade

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade – ou fechamento – entre as franquias é de 2,9%, muito menor do que o índice levantado pelo Sebrae, que mostra uma taxa de 25% de mortalidade entre as empresas independentes nos dois primeiros anos de operação.

Isso pode acontecer porque, na franquia, o negócio já foi testado e, antes de transferir o know-how ao franqueado, o franqueador vivenciou situações que podem ter sido corrigidas e aprimoradas quando o negócio é replicado.

Além disso, a falta de planejamento dentro um negócio independente é comum, o que não ocorre em uma franquia. Ao aderir à rede negócio, o franqueado será orientado na gestão de seu negócio e terá acesso a softwares, planilhas e outras formas de controle para que tudo seja devidamente gerido.

Além disso, quando surgem problemas, a franqueadora está pronta para buscar soluções em conjunto, dando o suporte adequado ao franqueado.

Marketing cooperado

Pode-se dizer que o marketing cooperado é um dos pontos principais para se obter sucesso dentro do franchising. Isso porque as campanhas elaboradas pela rede serão usadas por todas as unidades franqueadas, trazendo maior visibilidade para o negócio.

Quando se investe em um negócio independente, dificilmente o empresário começa já tendo uma equipe de marketing ou uma agência que atue nas propagandas. Isso acaba sendo feito de uma forma mais amadora e que não chama a atenção do público. Na franquia, as campanhas são profissionais e realmente atraem clientes.

As redes sociais são outro ponto fundamental para a divulgação do negócio e, numa franquia, é ideal que elas sejam gerenciadas profissionalmente. Se o franqueado for o responsável por suas próprias redes, ele precisará ser orientado sobre como administrá-las – e a franqueadora pode fazê-lo adequadamente.

Acesso a fornecedores homologados

Ao fechar o contrato, os franqueados recebem uma lista de fornecedores homologados, dos quais poderão comprar os produtos para revender em suas unidades. Em outros casos, a própria franqueadora é a fornecedora dos produtos que serão comercializados na loja ou utilizados para a prestação de serviços. Isso assegura qualidade na hora de vender, além de um bom relacionamento na hora de adquirir o que for necessário para o estoque.

Compras em escala

Independente do setor, as compras em grande escala sempre tendem a oferecer produtos com preços mais baixos. No franchising, é possível fazer com que isso seja uma ótima vantagem para o franqueado. Para isso, é necessário que a franqueadora negocie preços e prazos.

Transferência de know-how

O know-how é, talvez, a principal vantagem em se investir em uma franquia. Mais do que padronização e modelo de negócio, a marca deve transferir todo o conhecimento que já foi adquirido ao longo dos anos de operação.

De acordo com a Lei de Franquias (13.966/19), o sistema de franquia é a autorização que o franqueador dá pelo uso da marca e outros objetos de propriedade intelectual, sempre atrelada à transferência de know-how. Veja na íntegra o que diz o artigo 1º da lei:

“Art. 1º Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.”

Assim, toda franqueadora deve, obrigatoriamente, ensinar o franqueado a operar seu negócio, da mesma forma que o franqueador fez para ter sucesso.

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Treinamentos e suporte

Ao iniciar o negócio, o franqueado recebe treinamentos para entender melhor a marca, o direcionamento, como deve ser feito o atendimento ao cliente e outros detalhes já preestabelecidos pela franqueadora. Esses treinamentos são extremamente importantes para o sucesso de cada unidade e não devem parar de acontecer no decorrer da operação. Observando possíveis melhorias, a franqueadora costuma fornecer novos treinamentos para que as lojas tenham mais êxito.

O suporte também ajuda o franqueado a corrigir a rota do negócio em outros aspectos, como o marketing local, estratégias de relacionamento com clientes, melhoria nos serviços oferecidos, segurança alimentar e outras tantas questões que precisam ser rigorosamente controladas para que o negócio esteja sempre de acordo com as premissas que o fazem ter sucesso.

Inovação

Além de os ajudar na gestão do negócio, as franqueadoras investem em inovação. Produtos e serviços, estratégias mercadológicas, novas tecnologias e relacionamento com o cliente são aspectos importantes para que a marca cresça e se mantenha competitiva.

Assim, quem opta por uma franquia contribui para que a marca seja perene, mas quem tem um negócio independente pode se ver sozinho e sem capital financeiro e humano para dar novos ares ao negócio.

A inovação é um dos pilares mais importantes para que as empresas se mantenham saudáveis no mercado e isso só é possível com investimentos – algo que pequenos empreendedores quase nunca conseguem fazer sozinhos.

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Troca de experiências

Mesmo antes de concretizar um negócio, muitos empreendedores buscam conhecer outras lojas da marca para perguntar a outros franqueados o que eles pensam sobre aquela franquia. Esse relacionamento pode continuar a acontecer durante a operação, até porque o problema que um está passando já pode ter acontecido com outro franqueado, o que é mais uma ajuda na hora de buscar por soluções e evitar a falência.

Marca já conhecida e consolidada

As franquias muitas vezes estão espalhadas por diferentes cidades ou estados do país. Isso faz com que a marca fique mais conhecida entre os consumidores, que costumar ter maior confiança nesses nomes que já reconhecem. Então, o grande número de lojas é uma vantagem para atrais mais clientes.

Além disso, conforme já citado, o investimento em marketing cresce junto com a marca – portanto, mesmo uma marca iniciante tem chances de ficar cada vez mais conhecida quando é uma rede franqueada, já que seu crescimento fará com que os investimentos em marketing cresçam gradativamente.

O franchising tem uma lei própria

A lei de franquias (13.966/19) foi criada para dar ao sistema de franchising mais segurança. Assim, todo o relacionamento entre franqueador e franqueado é regulado por uma legislação específica, que determina que os documentos específicos dessa relação sejam entregues ao franqueado e garantam a ambas as partes que direitos e deveres serão preservados.

Quando uma franqueadora opta por contratar advogados especializados em franchising, tem ganha segurança jurídica e consegue proteger sua marca, além de agir com transparência em suas relações com franqueados e fornecedores.

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