Descubra o que são as microfranquias

De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no Mapa de Empresas, no ano passado, o Brasil alcançou o registro de 3.838.063 novas empresas.

Com isso, o índice de empreendedores cresceu significativamente no mercado nacional e o sonho da empresa própria está cada vez mais palpável para grande parte da população. Dessa forma, os brasileiros passaram a buscar modelos de investimentos mais acessíveis, já que nem todos que sonham em empreender dispõem de grandes margens para investir no próprio negócio. 

Com um baixo valor de investimento inicial, as microfranquias ganham cada vez mais notoriedade dentre os atuais e futuros empreendedores que buscam investimentos acessíveis e com grande oferta no mercado, sendo uma ótima opção para quem deseja abrir um negócio com pouco investimento.

Pensando nisso, trouxemos abaixo:

  • O que são microfranquias? 
  • Quais são suas vantagens?

Confira também nosso outro artigo: FRANQUEADOR: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM O FRANQUEADO

Boa leitura!

O que é microfranquia?

Popularmente chamada de franquia barata, é um modelo de franquia de baixo custo, mas que possibilita que o investidor tenha acesso a um modelo de negócio já consolidado e estruturado.  

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para ser considerada como microfranquia, o investimento inicial deve ser de, no máximo, três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual por habitante no Brasil, ou seja, R$ 105 mil reais.

Dessa forma, as microfranquias podem ser consideradas um modelo de negócio replicado por meio de franchising, mas que exige um investimento inicial reduzido quando comparado às franquias tradicionais. 

Importante ressaltar que as microfranquias também devem seguir a lei de franquias, independentemente do seu tamanho ou investimento exigido do franqueado. 

Para entender mais sobre isso, confira nosso outro artigo. Nele explicamos tudo sobre o fato de as microfranquias também seguirem a Lei de Franquias. Confira: MICROFRANQUIAS: SEJAM ELAS HOME BASED, ONLINE OU BARATAS, TODAS PRECISAM SEGUIR A LEI DE FRANQUIAS

Dessa forma, assim como as franquias, as microfranquias terão todo o treinamento e suporte prestado pelo franqueado, bem como a transferência do know-how. 

Em razão do uso da marca, dos treinamentos e dos suportes acima mencionados que são fornecidos pelo franqueador, é comum haver o pagamento de royalties mensais, ou seja, o pagamento de um percentual sobre o faturamento ao franqueador.

Por isso, quem deseja franquear a sua empresa, mesmo que por microfranquias, deve contar com o auxílio de um advogado especializado em franchising para garantir que o negócio tenha o respaldo necessário para manter a relação entre a franqueadora e o franqueado dentro da lei. 

Quais são as vantagens das microfranquias?

Por meio de uma microfranquia, o empreendedor tem a possibilidade de investir em um modelo de negócio que já foi testado e está estabelecido no mercado com um investimento baixo. Ou seja, uma das maiores vantagens para o empreendedor é não precisar iniciar a empresa do zero com um baixo investimento. 

Além disso, o empreendedor contará com o apoio do franqueador, que, em regra, fornecerá treinamento, material, transferência do know-how e suporte necessário para a atuação da microfranquia. 

Assim como nas franquias tradicionais, a franqueadora também terá a responsabilidade de fornecer às microfranquias a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia. Ou seja, mesmo com um investimento menor, o microfranqueado terá acesso ao modelo de negócio de franquia. 

Por meio da COF, todos os dados da franquia deverão estar explícitos. Nela, deverão constar todas as taxas que deverão ser pagas pelo franqueado e informações sobre o funcionamento de toda a operação da microfranquia.

Em regra, as microfranquias também poderão contar com o auxílio das franqueadoras em relação à sua divulgação. Em alguns casos, é cobrada a chamada taxa de propaganda, que garante aos franqueados o acesso a um planejamento de marketing direcionado e padronizado.

Leia também: QUALIDADES QUE UM FRANQUEADOR PRECISA TER

Está pensando em expandir sua empresa? Então, conte com o auxílio de quem entende do assunto. Nós, da Novoa Prado Advogados, somos especialistas em varejo e canais de distribuição, como franchising, licenciamento e todas as demais formas de expansão de marcas. 

Com mais de 30 anos de experiência, nossa equipe busca trazer a inovação, segurança e agilidade que o mercado demanda para os nossos clientes. 

Quer saber mais sobre o assunto ou esclarecer alguma dúvida? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de advogados especializados. 

Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso blog.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *